A japonesa Tomiko Itooka, que tinha 116 anos e era considerada a mulher mais velha do mundo pelo Guinness World Records, morreu, no passado mês de dezembro, na cidade de Ashiya, no Japão.
Segundo a Associated Press (AP), que cita um funcionário responsável pelas políticas de idosos, Itooka morreu no dia 29 de dezembro, num lar de idosos, na cidade de Ashiya, onde vivia desde 2019, informou o presidente da câmara.
"A sra. Itooka deu-nos coragem e esperança durante toda a sua longa vida", salientou o presidente da Câmara de Ashiya, Ryosuke Takashima.
O funeral foi realizado na presença de familiares e amigos.
Tomiko Itooka nasceu a 23 de maio de 1908 e tornou-se a mulher mais velha do mundo depois da morte de Maria Branyas, de 117 anos.
The Gerontology Research Group (GRG) is saddened to announce that Mrs. Tomiko Itooka, the GWR & GRG-validated WORLD’s OLDEST PERSON passed away in Ashiya, Hyogo Prefecture, 🇯🇵 Japan, on 29 December 2024, at the age of 116 years, 220 days.https://t.co/WofZMjVqSh pic.twitter.com/9ErUy67504
— Gerontology Research Group (GRG) (@GerontologyGrg) January 4, 2025
Nascida no seio de uma família de três filhos e jogadora de voleibol na juventude, Itooka viveu guerras, pandemias e revoluções tecnológicas.
Casou-se aos 20 anos e teve duas filhas e dois filhos, segundo o Guinness.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Itooka geriu o escritório da fábrica de texteis do marido e viveu sozinha em Nara após a sua morte, em 1979.
O seu aniversário foi sempre festejado com muita pompa e circunstância, tendo tido direito, este ano, a que o autarca de Ashiya, Ryosuke Takashima, o mais jovem da história do Japão, eleito com 26 anos, a congratulasse pessoalmente.
Tomiko Itooka tornou-se a pessoa mais velha do Japão depois de, em dezembro passado, Fusa Tatsumi ter morrido, aos 116 anos.
A pessoa mais velha do mundo é agora uma freira, de nacionalidade brasileira, Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, que nasceu 16 dias depois de Itooka, de acordo com o Grupo de Investigação em Gerontologia, que é citado pela agência de notícias.
[Notícia atualizada às 11h02]
Leia Também: Morreu a mulher mais velha de Ponte de Lima. Tinha 108 anos