O (ainda) presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, saudou o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, alcançado na quarta-feira. Em conferência de imprensa, ao lado da vice-presidente Kamala Harris e do secretário de Estado Antony Blinken, Biden foi questionado sobre quem tinha os "créditos" pelo acordo - ele ou o presidente eleito Donald Trump - e a resposta tornou-se viral.
"Quem é que fica com os créditos disto, o senhor ou Trump?", questionou uma jornalista numa altura em que o democrata já estava a abandonar a conferência.
A resposta foi simples: "Isso é uma piada?"
O vídeo do momento, que se tornou viral e pode ver na galeria acima, mostra Joe Biden a voltar novamente as costas, enquanto Harris e Blinken sorriem com a resposta.
Antes, Joe Biden havia afirmado que a sua administração e a equipa do presidente eleito "dialogaram como uma equipa" durante as negociações sobre o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza.
No entanto, Donald Trump, que toma posse a 20 de janeiro, assumiu a responsabilidade pelo sucesso das negociações. "Este acordo de cessar-fogo épico só poderia ter acontecido como resultado da nossa vitória histórica em novembro, pois sinalizou ao mundo inteiro que a minha administração tentará alcançar a paz e negociar acordos para garantir a segurança de todos os norte-americanos e dos nossos aliados", afirmou Trump na rede social Truth Social.
O conflito em curso em Gaza foi desencadeado por um ataque sem precedentes do grupo islamita palestiniano Hamas em solo israelita, a 7 de outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns.
Após o ataque do Hamas, Israel desencadeou uma ofensiva em grande escala na Faixa de Gaza, que já provocou quase 47 mil mortos, na maioria civis, e um desastre humanitário, desestabilizando toda a região do Médio Oriente.
Veja o vídeo na galeria acima.
Leia Também: Ministro israelita ameaça sair do Governo se guerra não continuar