A aeronave que se despenhou ao final do dia de sexta-feira em Filadélfia, no estado norte-americano da Pensilvânia, era um avião médico que transportava uma menina doente e a sua mãe. O acidente ocorreu segundos após a descolagem e provocou seis vítimas mortais.
O acidente ocorreu pelas 18h30 locais de sexta-feira (23h30 em Lisboa), quando o Jet Rescue Air Ambulance transportava a criança e a mãe do aeroporto de Aeroporto Nordeste de Filadélfia para o Aeroporto Nacional de Springfield-Branson, no Missouri, a caminho de Tijuana, no México, informou a empresa. Além da mãe e filha, morreram quatro membros da tripulação.
Segundo a imprensa internacional, o avião despenhou-se perto do centro comercial Roosevelt Mall, cerca de 30 segundos após a descolagem, provocando uma bola de fogo e deixando várias casas em chamas.
O avião tinha subido até aos 487 metros de altitude e tinha-se afastado cerca de 5 quilómetros do aeroporto antes de cair.
"De momento, não podemos confirmar a existência de sobreviventes", indicou a Jet Rescue Air Ambulance, com sede no México, citada pela Sky News, acrescentando tratar-se de "uma equipa muito experiente".
"Somos uma empresa líder em ambulâncias aéreas, voamos 600 a 700 vezes por ano. Não sabemos realmente o que aconteceu", afirmou a empresa.
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) já disse que o Conselho Nacional de Segurança dos Transportes iria conduzir uma investigação sobre o acidente.
A queda do avião, que ocorreu numa zona residencial, provocou uma "bola de fogo", que incendiou várias casas na área. Fontes policiais disseram ainda que partes do avião caíram sobre veículos e que alguns estabelecimentos comerciais também foram atingidos pelo fogo.
Já em conferência de imprensa, a autarca de Filadélfia, Cherelle Parker, disse que várias casas e veículos foram danificados, mas acrescentou que ainda não havia qualquer confirmação sobre a existência de vítimas mortais.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também já reagiu ao acidente, lamentando, na sua rede social Truth Social, que "mais almas inocentes se tenham perdido" em um "triste acidente".
"Que triste ver o avião cair em Filadélfia, na Pensilvânia. Mais almas inocentes perdidas", escreveu o republicano.
O acidente aconteceu dois dias depois de um avião comercial ter colidido com um helicóptero militar na capital do país, Washington, na quarta-feira à noite, causando 67 mortos, tendo as equipas de resgate retirado 41 corpos do rio Potomac.
Leia Também: Médica de Nova Iorque acusada por prescrever pílula abortiva 'online'