Revelada identidade de jovem que morreu atacada por tubarão na Austrália

Várias testemunhas contaram que a adolescente soltou um "grito agudo" durante o ataque fatal.

Notícia

© Reprodução Facebook Charlize Zmuda

Notícias ao Minuto
04/02/2025 09:10 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Austrália

A família de Charlize Zmuda, a adolescente de 17 anos que morreu num ataque de tubarão na Woorim Beach, em Queensland, na Austrália, revelou a identidade da vítima num comunicado e em várias homenagens nas redes sociais.

 

Um dos membros da família, Renee Zmuda, numa nota oficial, pediu que as atenções se voltem para a "vida incrível que ela viveu e não para a forma horrível como morreu".

"Charlize era amada por muitos e era uma luz brilhante que realmente tocou a vida de todos os que a conheceram", lê-se ainda neste comunicado da família, citado pelo jornal britânico The Daily Star.

Uma nadadora da zona, Jenny O’Connor, deixou flores na praia em memória de Charlize e, aos jornais locais, disse que a adolescente morreu "a fazer o que gostava".

Charlize Zmuda trabalhou como nadadora salvadora e, com apenas oito anos, fez parte do Bribie Island Nippers, um programa de treino para crianças organizado pelo Clube de Salvamento de Surf da Ilha de Bribie, na Austrália.

Atualmente era também co-capitã do Clube de Salvamento de Surf e pensa-se que, no momento do ataque, estava na praia com os amigos.

Várias testemunhas que estavam na praia quando o ataque aconteceu contaram que a jovem soltou um "grito agudo".

Nesse mesmo dia registou-se outro ataque de tubarão na praia de Woorim, mas as autoridades ainda não sabem se se tratou do mesmo animal.

De acordo com a BBC, os serviços de urgência foram chamados depois de ter sido reportado um "grave incidente com mordida de tubarão" pelas 16h15 (hora local), tendo depois a polícia confirmado que uma jovem tinha sofrido ferimentos fatais e que tinha morrido pouco depois das 17h00.

Embora esta praia seja o habitat de muitos tubarões, o ataque ocorreu junto à costa num local popular de surf e que tem proteção para possíveis ataques dos animais.

No website do governo, citado pela BBC, é possível ler que os ataques de tubarões em Queensland "raramente acontecem e a maior parte das espécies de tubarões não apresenta um risco para as pessoas".

Leia Também: Jovem morre após ataque de tubarão em praia na Austrália

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas