Ministro israelita ameaça "enterrar ideia" de Estado palestiniano

O ministro das Finanças israelita, figura proeminente da extrema-direita, ameaçou hoje fazer tudo para "enterrar definitivamente" a ideia de criar um Estado palestiniano, um dia depois de os EUA anunciarem um plano para ocupar Gaza.

Notícia

© Kobi Wolf/Bloomberg via Getty Images

Lusa
05/02/2025 14:27 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"O plano apresentado ontem [na terça-feira] pelo Presidente [norte-americano, Donald] Trump, é a verdadeira resposta ao dia 07 de outubro", defendeu Bezalel Smotrich, referindo-se ao ataque do movimento islamita Hamas a Israel, que desencadeou a guerra atualmente em cessar-fogo.

 

"Vamos agora trabalhar para enterrar definitivamente (...) a perigosa ideia de um Estado palestiniano", sublinhou numa mensagem divulgada nas redes sociais.

Bezalel Smotrich é um dos membros da extrema-direita que faz parte da coligação governamental de Israel e um dos principais parceiros do primeiro-ministro.

Os membros da extrema-direita do Governo têm feito uma grande pressão sobre Benjamin Netanyahu para que o Estado abandone o acordo de cessar-fogo e retome os combates em Gaza para eliminar o Hamas.

Bezalel Smotrich prometeu, inclusive, derrubar o Governo se a guerra não for reiniciada, um passo que pode levar a eleições antecipadas.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou querer que os Estados Unidos assumam o controlo da Faixa de Gaza depois de os palestinianos serem reinstalados noutros locais.

No final de um encontro com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, Trump avançou que quer reconstruir aquela região e passar a controlar a zona, não excluindo a possibilidade de enviar tropas norte-americanas para a Faixa de Gaza.

Netanyahu considerou que "vale a pena tentar", afirmando tratar-se de uma ideia que "pode mudar a História".

Donald Trump já tinha sugerido que os palestinianos deslocados em Gaza fossem "reinstalados permanentemente" fora do território devastado pela guerra, nomeadamente no Egito e na Jordânia.

Smotrich, que é um colono nos territórios palestinianos ocupados e promotor da construção de mais colonatos na Cisjordânia ocupada, agradeceu a Trump citando um salmo da Bíblia nas redes sociais.

"Então dirão entre as nações: 'O Senhor fez grandes coisas por este povo, grandes coisas o Senhor fez por nós, estamos felizes'", escreveu.

Leia Também: Comunidade Israelita recorda Aga Khan: "Liderança longa e exemplar"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas