A política pode ser imprevisível. Que o diga a pequena localidade de Berezovsky, na Rússia, onde o vencedor das eleições autárquicas tem causado muito reboliço.
Esta pequena cidade, refere o 20 minutos, está a confrontar-se com um estranho resultado eleitoral, em que a candidata vencedora é a mulher do motorista do ainda autarca e também candidato.
Yevgeny Pistsov preparava-se para assumir o seu 4.º mandato, quando foi confrontado com um resultado inesperado: o homem era derrotado por Yulia Maslakova, sua única concorrente e, inclusive, membro da sua administração, indica o Oddity Central.
A mulher não era considerada uma candidata a sério, tendo até a própria admitido que se tinha candidatado às eleições apenas para gerar alguma concorrência. Mas quando os votos foram contados, aconteceu o impensável: Maslakova ganhou.
Ao contrário do que acontece noutros locais, o presidente da Câmara de Berezovsky não é eleito diretamente pelos habitantes, mas sim por um comité de seleção e eleito pelos deputados locais através de votação. Acontece que, este ano, os deputados pediram mais candidatos, mas só lhes foram dadas duas opções: Pistsov ou Maslakova. Assim, a escolha de Maslakova é resultado do facto de estes deputados não querem que Pistov fosse reeleito.
Durante a votação, 17 dos 23 deputados escolherem a mulher.
De acordo com fontes do governo regional, Maslakova recusou o cargo por não querer trabalhar num ambiente de conflito. Se não tomar posse no prazo de 15 dias, haverá novas eleições.
Leia Também: Bloquista Isabel Pires substitui José Soeiro na Assembleia da República