"Santorini em constante movimento". Primeiro-ministro grego apela à calma

A ilha grega de Santorini tem sido alvo de vários sismos de pequena intensidade, nos últimos dias, o que levou milhares de pessoas a abandonar a ilha.

Notícia

© REUTERS/Alkis Konstantinidis

Notícias ao Minuto
05/02/2025 18:07 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Grécia

A ilha grega de Santorini tem sido alvo de vários sismos nos últimos dias, com magnitudes entre os 3 e 5. Durante a noite de terça-feira e até esta quarta-feira continuaram a ocorrer, com intervalos de minutos.

 

A sucessão de sismos levou as autoridades a reforçar os planos de emergência, para prevenir um possível sismo de maior intensidade nos próximos tempos, segundo a agência noticiosa Associated Press.

"Somos obrigados a criar cenários para o melhor e para o pior", reiterou o ministro da Proteção Civil, Vassilis Kikilias, durante um encontro de emergência com autoridades de segurança, cientistas e com o primeiro-ministro, em Atenas.

Na área mais ampla, encontravam-se ainda um navio da Guarda Costeira e uma embarcação de desembarque militar - caso fosse necessária uma evacuação.

Apesar de sismos serem frequentes na Grécia, é extremamente raro para qualquer parte do país ser alvo de uma onda de abalos tão frequentes.

O primeiro-ministro da Grécia, Kyriákos Mitsotákis, pediu aos habitantes que mantivessem a calma apesar do "medo do que significa, neste momento, estar numa Santorini que está em constante movimento", após milhares de pessoas terem abandonado a localidade nos últimos dias.

O acesso a diversas zonas costeiras foi proibido e todas as escolas de Santorini, Amorgos e ilhas vizinhas vão permanecer encerradas até sexta-feira, de acordo com as autoridades locais, como medidas preventivas face às ocorrências.

Por sua vez, na ilha de Santorini foram cancelados eventos públicos, proibidos trabalhos de construção civil em determinadas zonas e restringidas as viagens para a ilha. Também uma unidade móvel para comunicações por satélite encontra-se a caminho da ilha grega, de acordo com o governo local, citado pela mesma agência.

Para garantir a segurança dos residentes, foi ainda anunciada uma plataforma digital que inclui mapas com áreas designadas como pontos de encontro seguros em caso de desastre natural.

De acordo com os cientistas, os sismos não estão relacionados com os vulcões adormecidos da região.

Leia Também: Dez mil pessoas abandonaram ilha Santorini devido a pequenos sismos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas