Eis alguns números sobre as reservas minerais totais da Ucrânia, algumas das quais se situam em regiões controladas por Moscovo:
Minerais "cruciais"
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), os norte-americanos dependem da importação de certos minerais.
A China é o principal produtor destes minerais, incluindo as terras raras.
A Ucrânia afirma possuir terras raras estratégicas, como o berílio, em seis áreas, em quantidades limitadas.
A Comissão Europeia (CE) descreveu a Ucrânia como "uma fonte potencial de mais de 20 matérias-primas cruciais".
Minerais no valor de 15 biliões (milhões de milhões) de dólares (14,4 biliões de euros)
A Forbes Ukraine estimou, em abril de 2023, que os recursos minerais da Ucrânia ascendiam a 111.000 milhões de toneladas, no valor de 14,8 biliões de dólares (14,2 biliões de euros) - principalmente carvão e minério de ferro.
Mas mais de 70% destes recursos encontra-se nas regiões de Donetsk e Lugansk, parcialmente controladas pela Rússia, e em Dnipropetrovsk, onde as forças de Moscovo se estão a aproximar.
Em agosto de 2022, o Washington Post estimou as reservas minerais da Ucrânia em 26 biliões de dólares (24,97 biliões de euros), quase metade das quais se encontram em áreas atualmente sob controlo russo.
38.000 milhões de dólares (36.500 milhões de euros) de lítio
A procura de lítio, essencial para o fabrico de baterias para veículos elétricos, está em plena expansão.
Segundo a Forbes Ukraine, em 2023 a Ucrânia terá 33 milhões de toneladas de lítio, no valor de 38.000 milhões de dólares (36.500 milhões de euros).
As tropas russas estão a avançar perto de um grande depósito de lítio na região de Donetsk e de outro depósito em Kruta Balka, na região de Zaporijia.
Reservas de titânio
A Ucrânia declarou, numa apresentação de investimento de 2022, que era um dos dez principais países do mundo em termos de reservas comprovadas de titânio e que representava 7% da produção global.
Em 2023, os EUA importaram mais de 95% do seu titânio, de acordo com o USGS. O titânio é utilizado na indústria aeroespacial e na eletrónica.
19 milhões de toneladas de grafite
O governo ucraniano declarou que é um dos cinco principais países do mundo em termos de reservas de grafite, com cerca de 19 milhões de toneladas do precioso mineral.
Em 2022, antes de a Rússia invadir a Ucrânia, a produção de grafite na Ucrânia era de cerca de 10.000 toneladas por ano, de acordo com o USGS, mas caiu 95% em 2023 como resultado do conflito.
Em 2023, os Estados Unidos importaram toda a sua grafite, que tem uma variedade de utilizações industriais, nomeadamente no fabrico de baterias.
Minério de ferro
Em 2022, a Ucrânia ocupava o 10.º lugar no mundo em termos de produção de ferro, de acordo com a World Mining Data.
Antes da invasão russa, a Ucrânia era o quinto maior exportador mundial de minério de ferro, com um valor de 6.800 milhões de dólares (6.530 milhões de euros) em 2021, de acordo com o Kyiv Post.
Urânio
A Ucrânia também possui reservas substanciais de outros elementos procurados, incluindo urânio, manganês, mercúrio e gálio, um metal utilizado na eletrónica.
Leia Também: Russos apelam a corredor humanitário para salvar familiares em Kursk