Um homem foi multado em 200 euros por fazer uma chamada em alta-voz numa estação de comboios, em França, e está a contestar a multa.
Em declarações à estação televisiva local BFMTV, David, de 54 anos, revelou que estava ao telefone com a irmã, em Nantes, no domingo, quando foi abordado por um funcionário da Companhia Ferroviária Nacional Francesa (SNCF na sigla de origem) que lhe indicou seria multado em 150 euros caso não tirasse o telemóvel do modo altifalante.
Na sequência do aviso, o homem acrescentou que desligou a chamada - apesar de achar que o alerta tinha sido feito em tom de brincadeira.
Apesar da reação imediata, David foi, mesmo assim, multado pelo funcionário de segurança, confirmou a SNCF à BBC News, que descreveu ainda uma escalada de tensões entre o passageiro e o elemento da equipa antes de ser passada a coima.
Apesar dos 150 euros transmitidos inicialmente, a multa foi aumentada em 50 euros - para 200 - "porque o passageiro recusou-se a pagar", revelou a SNCF, ao mesmo meio. Desde então, David contratou um advogado para contestar a coima.
Segundo o código de transportes francês, partilhado pela BBC News, quem utilizar "dispositivos ou instrumentos sonoros" ou "perturbar a paz dos outros com ruído" em áreas utilizadas para transportes públicos poderá ser multado.
Leia Também: Justiça espanhola pede ajuda a França para investigar espionagem com Pegasus