O Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês anunciou, em comunicado, que Zhang Quoqing vai participar na cimeira, que se realizará na segunda e terça-feira, em Paris, onde chefes de Estado, investigadores e executivos de empresas tecnológicas vão debater a forma como os governos devem responder aos rápidos avanços neste domínio.
O Palácio do Eliseu disse na quinta-feira que uma série de eventos relacionados começaram na capital francesa e vão continuar até domingo, antes da cimeira propriamente dita, que contará com a presença do vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, segundo a imprensa norte-americana.
Recentemente, a plataforma chinesa de inteligência artificial DeepSeek causou uma grande agitação no setor global da IA após o lançamento, há algumas semanas, do seu modelo V3, que terá levado apenas dois meses a desenvolver e custou menos de 6 milhões de dólares (5,7 milhões de euros).
No entanto, a enorme atenção que gerou também foi recebida com críticas, uma vez que a sua aplicação se recusa a comentar questões afetadas pela censura na China, como o Massacre de Tiananmen de 1989 ou o estatuto de Taiwan.
Leia Também: Xi Jinping pede a Zardari mais segurança para interesses chineses no Paquistão