"Boa noite, famílias, preciso de agradecer a um varredor de rua". Começava assim a mensagem que proliferou em vários grupos de Facebook de Alicante, em Espanha.
A publicação foi feita por uma mulher que procurava um profissional municipal para lhe agradecer pela forma como mudara a vida do seu sobrinho, um menino autista, de cinco anos.
Conta a mulher que todos os dias, pelas 8h30 da manhã, o homem acena ao menino, dando-lhe os bons dias. Um simples gesto que para o menino é o mote para que o seu dia comece da melhor maneira.
"Graças a ele, o meu sobrinho adora ir para a escola só por saber que se vai encontrar com ele. O varredor não sabe que o meu sobrinho tem autismo, nem o quanto nos ajuda todas as manhãs", lê-se na publicação.
A mensagem foi partilhada por centenas de pessoas, tornando possível encontrar o 'herói' que se procurava: José Carrillo Luis, um trabalhador de limpeza de 58 anos.
O homem não tem redes sociais mas foi através da mulher que teve acesso à publicação e conseguiu ler todas as mensagens e elogios que se seguiram. Para si, aquilo que faz não é nada de especial.
"É uma coisa natural. Vejo os miúdos a olhar para mim e digo-lhes 'olá'", conta José.
O homem conheceu o menino autista há pouco dias e, emocionado, revela que foi um momento bonito. Recorda em especial o abraço da mãe da criança e a cara de felicidade do menino.
Jose vai em breve de férias mas deixou um aviso ao colega que o vai substituir: este terá que cumprimentos todas as crianças.
Leia Também: Após grande festa da CR7, Dolores Aveiro mostra apoio ao Al Nassr