O Jardim Zoológico de Montpellier, no sul de França, anunciou o nascimento de três crias de chita, uma espécie considerada "vulnerável" pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
"Estamos felizes por anunciar o nascimento de três chitas bebés. Bastet, nascida no zoológico em 2018, deu à luz a 24 de janeiro", escreveu o Jardim Zoológico de Montpellier nas redes sociais.
Trata-se da primeira ninhada de 2025 desta espécie na Europa e as três chitas - dois machos e uma fêmea - "estão muito bem".
Segundo o Jardim Zoológico, as crias nasceram com cerca de 500 gramas e, apesar de ainda não terem nomes, serão batizadas brevemente com nomes a começar pela letra ‘G’. Isto porque é a "sétima ninhada viável nascida no zoológico desde 2018", tal como ‘G’ é a sétima letra do alfabeto.
"As três crias ficarão com a mãe até serem emancipados, um ano e meio para os machos e dois anos para as fêmeas. Depois poderão ser transferidos para outros parques ou mantidos no Jardim Zoológico de Montpellier, como foi o caso de Bastet", lê-se.
Em declarações ao jornal francês Le Figaro, Laurie Virolle, veterinária do zoo, considerou tratar-se de um "evento bastante excepcional" porque "há muitas falhas na reprodução em cativeiro".
Leia Também: "Surpresa fedorenta?" Zoo envia vídeo a ex-namorados por 10 dólares