Após falar com Putin, Trump ligou a Zelensky: Paz? "Vamos a isso"

Donald Trump já ligou ao presidente da Ucrânia para alinhar próximos passos para "paz duradoura" e revelou a Zelensky "pormenores" da conversa que teve com Putin.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
12/02/2025 18:18 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já ligou ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para partilhar os "pormenores" da conversa que teve, esta quarta-feira, com o homólogo russo Vladimir Putin. Numa publicação na rede social X (ex-Twitter), Zelensky revelou que falaram sobre "oportunidades para alcançar a paz" e "disponibilidade para trabalhar em conjunto".

 

"Estou grato ao presidente Trump pelo seu interesse no que podemos alcançar juntos", agradeceu Zelensky.

O chefe de Estado ucraniano disse também ter falado com Trump sobre a conversa que teve, esta quarta-feira, com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos da América, Scott Bessent, a quem entregou uma proposta de acordo económico entre os dois países.

"Falámos sobre a preparação de um novo documento sobre segurança, cooperação económica e parceria de recursos", escreveu o presidente da Ucrânia.

Quando se refere aos "pormenores" partilhados por Trump sobre a conversa que o norte-americano teve com Putin, o presidente ucraniano sublinhou que "ninguém quer mais a paz do que a Ucrânia".

"Juntamente com os EUA, estamos a definir os nossos próximos passos para travar a agressão russa e garantir uma paz duradoura e fiável. Como disse o presidente Trump, vamos a isso. Acordámos em manter novos contactos e planear as próximas reuniões", acrescentou.

Este tweet de Zelensky surge depois de o presidente norte-americano e o homólogo russo terem mantido uma longa conversa telefónica em que, entre outros assuntos, discutiram a guerra na Ucrânia e se comprometeram a iniciar "de imediato" negociações sobre o assunto.

O chefe de Estado norte-americano sempre defendeu que a invasão russa da Ucrânia não se teria iniciado se ele estivesse na Casa Branca e, inclusive, antes de regressar à Presidência dos Estados Unidos tinha assegurado ser capaz de pôr fim ao conflito com apenas uma chamada a Putin e a Zelensky.

[Notícia atualizada às 18h39]

Leia Também: Ucrânia, visitas e não só: Trump e Putin falaram hoje ao telefone

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas