O Exército israelita anunciou que detetou um foguete lançado da Faixa de Gaza, na tarde desta quinta-feira, tendo caído dentro daquele território.
Numa nota publicada nas redes sociais, as Forças de Defesa de Israel (IDF) garantiram estar comprometidas com as condições do acordo para a libertação de reféns.
⭕️ A few minutes ago, a rocket launch was identified from Gaza. The rocket fell inside Gaza.
— Israel Defense Forces (@IDF) February 13, 2025
The IDF is committed to fully implementing the conditions of the agreement for the return of the hostages. pic.twitter.com/9IUrPOaNSx
Isto acontece pouco depois de o governo israelita ter exigido ao grupo extremista palestiniano Hamas que devolva os três reféns vivos no sábado, esclarecendo que as suas ameaças de renovar a ofensiva em Gaza são justificadas caso estes não sejam libertados.
O acordo em Gaza tem estado em risco desde que o Hamas ameaçou adiar a próxima libertação de reféns israelitas, acusando Israel de não cumprir as suas obrigações de permitir a entrada de tendas e abrigos para ajudar os palestinianos que estão a regressar às suas casas, sobretudo no norte da Faixa, entre outras alegadas violações combinadas para a trégua.
Desde a entrada em vigor da trégua, a 19 de janeiro, foram libertados 16 reféns israelitas e 765 prisioneiros palestinianos, de um total de 33 reféns e 1.900 detidos que devem ser libertados até ao início de março, nos termos do acordo de cessar-fogo.
Cinco reféns tailandeses foram igualmente libertados pelo Hamas, à margem do acordo.
Leia Também: Hamas convoca marchas contra o plano de Trump para Gaza