Fico recrimina António Costa por participação da UE na cimeira de Paris

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, recriminou hoje o presidente do Conselho Europeu, António Costa, por ter participado na cimeira de líderes convocada com urgência em Paris para discutir a Ucrânia.

Notícia

© TOMAS BENEDIKOVIC/AFP via Getty Images

Lusa
17/02/2025 15:27 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Paris

Fico considera que nem Costa nem a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, têm mandato para tratar de questões agora fundamentais, como o potencial envio de tropas para o terreno.

 

A posição de Robert Fico foi apresentada numa conversa com António Costa antes da reunião na capital francesa, na qual o líder eslovaco questionou se aceitar este tipo de convite contribui para aumentar a "confiança" no âmbito dos 27 Estados-membros, segundo declarações divulgadas pelo próprio chefe do Governo de Bratislava.

Robert Fico sustentou que a União Europeia (UE) "não tem nada que ver" com um possível envio de militares, uma vez que tal decisão caberia a cada um dos Estados-membros debatê-la a título individual, ou na ONU, como fórum. Na sua opinião, este tipo de negociações deveria inclusive ser realizado secretamente.

O primeiro-ministro eslovaco, que deixou claro que não está a equacionar qualquer envio de tropas do seu país, reiterou também a sua oposição à adesão da Ucrânia à NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte, bloco de defesa ocidental) e criticou o Ocidente, no seu conjunto, por uma estratégia falhada em relação à guerra na Ucrânia, para tentar "enfraquecer" a Rússia, adotando uma posição semelhante à do homólogo húngaro, Viktor Orbán.

Leia Também: Costa diz que UE deve negociar nova arquitetura de segurança com a Rússia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas