"Estamos profundamente preocupados com os relatos de dois cidadãos britânicos acusados de espionagem no Irão", afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado.
"Continuamos a levantar esta questão diretamente com as autoridades iranianas", salientou, acrescentando que estão a prestar "assistência consular e a permanecer em contato próximo com seus familiares".
O Irão acusou de espionagem um casal britânico detido em janeiro quando visitava o país, informou hoje a justiça de Teerão.
Segundo Asghar Jahangir, porta-voz da justiça iraniana, Craig e Lindsay Foreman entraram no Irão fazendo-se passar por turistas tendo sido hoje acusados de cooperar com serviços secretos de "países hostis e ocidentais".
O embaixador britânico no Irão, Hugo Shorter, encontrou-se hoje com os dois em Kerman, na presença de funcionários do departamento de Justiça do Irão e do gabinete do governador.
O Irão tem um historial de detenção e libertação de cidadãos ocidentais sob acusações de segurança. O país é acusado de manter prisioneiros para serem usados como moeda de troca nas negociações com o Ocidente, mas o Irão nega estas acusações.
Leia Também: Casal britânico detido no Irão desde janeiro foi acusado de espionagem