PM britânico agradece contribuição da Estónia, Letónia e Lituânia

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, agradeceu hoje num telefonema a contribuição da Estónia, Letónia e Lituânia no apoio à Ucrânia, apesar de os líderes daqueles países estarem ausentes de uma cimeira internacional a decorrer em Londres. 

Notícia

© REUTERS

Lusa
02/03/2025 13:18 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Ucrânia

Um porta-voz adiantou que Starmer falou com o Presidente da Estónia, Alar Karis, a primeira-ministra da Letónia, Evika Silina, e o Presidente lituano, Gitanas Nauseda, esta manhã.

 

"O primeiro-ministro reiterou que a Estónia, a Letónia e a Lituânia são parceiros fundamentais do Reino Unido, inclusive através da Força Expedicionária Conjunta, e saudou as suas principais contribuições em apoio à Ucrânia desde o início da invasão ilegal da Rússia", referiu.

Starmer atualizou aqueles líderes sobre os contactos que teve com os Presidentes da Ucrânia, da França e dos Estados Unidos nos últimos dias para procurar uma "paz duradoura na Ucrânia que garanta a sua futura soberania, apoiada por fortes garantias de segurança".

"Todos concordaram que a Europa tem de se unir e impulsionar uma ação urgente que garanta o melhor resultado, que será vital para a segurança futura da Europa", referiu o porta-voz do chefe do Governo britânico.

A estação Sky News noticiou que os três países bálticos, que são membros da NATO e fazem fronteira com a Rússia, ficaram "muito descontentes" por não terem sido convidados para a cimeira em Londres, segundo uma fonte diplomática europeia. 

"Os três países bálticos estão entre os que mais apoiam a Ucrânia em termos de percentagem do PIB [Produto Interno Bruto] e de capacidades fornecidas. Todas as decisões têm um impacto direto na nossa segurança. É como se fosse mais um pacto para dividir a Europa ou para nos tomar por garantidos. É vergonhoso", lamentou.

O Reino Unido é o anfitrião de uma cimeira internacional sobre defesa hoje em Londres com 18 líderes, incluindo o Presidente francês, Emmanuel Macron, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. 

Alemanha, Itália, Países Baixos, Espanha, Noruega, Canadá, Finlândia, Suécia, Dinamarca, República Checa, Polónia, Roménia e Turquia são os outros países representados.

O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, António Costa, também vão estar presentes.

Leia Também: Reino Unido, França e Ucrânia vão trabalhar num plano de cessar-fogo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas