EUA encerram centro de migrantes na fronteira entre Califórnia e México

As autoridades de imigração norte-americanas informaram esta quinta-feira que começaram a desmantelar o centro de tratamento temporário de Otay Mesa, na Califórnia, depois de terem registado uma diminuição considerável das detenções na zona fronteiriça com Tijuana (México).

Notícia

© REUTERS/Jose Luis Gonzalez

Lusa
21/03/2025 06:42 ‧ há 1 semanas por Lusa

Mundo

EUA

"No ano passado, tivemos uma média de 1.200 detenções por dia, e a maioria delas foi feita neste setor, que inclui Otay Mesa; este ano, a média tem sido de cerca de 270 detenções por dia, e isto inclui aqueles que tentam atravessar por mar, porque descobrem que a fronteira terrestre está fechada" com os agentes, disse à EFE o porta-voz da Patrulha Fronteiriça Gerardo Gutiérrez, do setor de San Diego.

 

A média de 270 apreensões por dia neste ano fiscal - que começou a 1 de outubro passado - envolve numerosas tentativas de atravessar a fronteira antes do início da administração do Presidente Donald Trump, mas a partir de janeiro as apreensões estão no seu nível mais baixo desde 2021.

O centro temporário foi inaugurado em janeiro de 2023, quando as apreensões ao longo da fronteira estavam no seu nível mais elevado, com mais de 250 000 por mês. O objetivo das Alfândegas e Proteção das Fronteiras dos EUA era processar até 500 pessoas diariamente no centro.

Agora, no entanto, "ao reduzir a procura de processamento de detidos, os agentes podem concentrar-se em fazer o trabalho para o qual se juntaram à Patrulha de Fronteira, que é patrulhar a zona fronteiriça", acrescentou Gutiérrez.

Esta decisão surge numa altura em que foi avançado que três imigrantes, dois homens e uma mulher, morreram na tentativa de entrar nos Estados Unidos através de zonas remotas e de alto risco da fronteira entre o México e a Califórnia, informou na quinta-feira o Serviço de Alfândegas e Proteção das Fronteiras dos Estados Unidos.

As mortes ocorreram em dois momentos distintos na tarde de 14 de março. 

No primeiro incidente, os agentes da Patrulha de Fronteira responderam a uma chamada de emergência num trilho para camiões em Cuchama, no deserto de Otay, onde encontraram duas mulheres, uma delas sem vida e a outra a pessoa que tinha pedido ajuda.

Menos de uma hora depois de as mulheres terem sido encontradas, os agentes responderam a outro pedido de socorro na zona selvagem das Montanhas Otay. Três migrantes declararam estar perdidos e queixaram-se de sintomas de hipotermia, dificuldade em respirar, falta de água ou de comida e baterias de telemóvel fracas.

Leia Também: Venezuela repatriou 311 migrantes que estavam no México

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas