Num comunicado, a alfândega da cidade disse que, na terça-feira, apreendeu cerca de 145 quilos de barras de ouro, com um valor de mercado estimado em cerca de 110 milhões de dólares de Hong Kong (13,1 milhões de euros).
"Este é o maior caso de contrabando de barras de ouro alguma vez registado em termos de volume de apreensão e de valor de mercado", sublinhou a força policial.
As barras foram encontradas no Aeroporto Internacional de Hong Kong, em carga com destino ao Japão, que foi declarada como contendo malas de plástico, referiu a Alfândega.
A força policial disse que uma investigação está em curso e que a possibilidade de efetuar detenções "não está descartada".
A alfândega sublinhou que o contrabando está sujeito a uma multa máxima de dois milhões de dólares de Hong Kong (239 mil euros) e a uma pena de prisão que pode ir até sete anos.
Em 11 de março, o Governo de Hong Kong tinha anunciado a apreensão de barras de ouro no valor de 5,4 milhões de euros, na altura o maior caso de contrabando na história do território.
Num comunicado, a alfândega da cidade disse que, em 05 de março, apreendeu cerca de 64 quilos de barras de ouro, com um valor de mercado estimado em cerca de 46 milhões de dólares de Hong Kong (5,4 milhões de euros).
As barras foram encontradas no Aeroporto Internacional de Hong Kong, em carga com destino ao Japão, que foi declarada como contendo brinquedos, lâmpadas e chapéus, referiu a Alfândega.
O preço do ouro alcançou hoje um novo máximo histórico de 3.074,94 dólares norte-americanos (2.854,5 euros) por onça (equivalente a 28,3 gramas), às 11:10 em Lisboa.
O preço do ouro subiu mais de 17% este ano.
Analistas citados pela agência de notícias Efe acreditam que perante a recente instabilidade do dólar norte-americano, os investidores decidiram investir em ouro.
Isto depois do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado na quarta-feira uma nova tarifa de 25% a todos os carros e componentes exportados para os EUA, a partir de 02 de abril.
Num relatório, Ned Naylor-Leyland, gestor de investimentos em ouro e prata da empresa de consultoria Jupiter AM, disse que a subida do preço do ouro está relacionada com o papel tradicional do metal como ativo de refúgio.
O preço do ouro está a subir devido às preocupações com o crescimento económico e as políticas comerciais de Trump, às expectativas de descida das taxas de juro e à procura por parte dos bancos centrais, afirmou.
O gestor da Jupiter AM referiu que os bancos centrais, em particular o da China, compraram mais ouro nos últimos anos e previu que a procura deverá acelerar ainda mais.
Leia Também: Hong Kong realiza em dezembro legislativas só para patriotas