Uma pilha de papéis deixada numa rua de Newcastle, em Inglaterra, dava conta de informações militares sensíveis que deveriam ter ficado fechadas a sete chaves.
Segundo avança a BBC, nas folhas podiam ler-se dados como patentes de soldados, padrões de turnos, registos de distribuição de armas e informações de acesso a instalações militares.
Os documentos foram encontrados a sair de um saco preto em Scotswood por um fã de futebol, a 16 de março. Um porta-voz do ministério da Defesa já se pronunciou e confirmou que "documentação alegadamente relacionada com o departamento foi recentemente entregue à polícia".
"Estamos a investigar isto com urgência e o assunto é alvo de uma investigação interna em curso", refere ainda, citado pelo mesmo meio.
Em relação ao conteúdo, um dos documentos tinha como título 'chaves de arsenal e códigos IDS', que segundo o mesmo meio, pode referir-se a um sistema de deteção de intrusos, enquanto que outros estavam marcados como 'Oficial - Sensível', que de acordo com informações governamentais pode significar que o conteúdo contém dados que podem levar a uma "ameaça de vida" caso sejam comprometidos.
Além disso, vários documentos parecem ter uma ligação aos regimentos e quarteis do exército britânico na Guarnição de Catterick.
"O impacto e a escala disto são muito grandes, não é apenas um erro. Isto será investigado ao mais alto nível das forças armadas", apontou o consultor de segurança Gary Hibberd, citado pela BBC.
As folhas foram encontradas, por acaso, por Mike Gibbard, adepto do Newcastle United, junto a uma parede dentro do saco preto. Mas, além disso, havia mais documentos "espalhados por toda a estrada", indicou o adepto que acrescentou ter encontrado "muitas mais do outro lado da estrada que não estavam num saco".
Leia Também: Matou e desmembrou amigo em Inglaterra. Foi condenado a perpétua