Na terça-feira de manhã, o PE agendou um debate sobre o Conselho Europeu de 20 de março, com os presidentes do Conselho Europeu, António Costa e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, com a ajuda à Ucrânia e as negociações de tréguas entre Kyiv e Moscovo conduzidas por Washington como pano de fundo.
No mesmo dia, a Alta Representante para a Política Externa da União Europeia (UE), Kaja Kallas - cuja presença mais frequente na plenária é exigida pelos eurodeputados - participará num debate sobre os objetivos comuns da política externa, de defesa e de segurança da UE para 2025.
Ainda neste dia, estará em debate a melhoria da segurança e a preparação da UE para responder a crises e ameaças.
Num outro debate e no mesmo dia, com a mesma interlocutora, serão discutidas as situações na Ucrânia, em Gaza e na Turquia, com a recente detenção de um opositor político.
A recente proposta apresentada pela comissária europeia para os Serviços Financeiros e a União da Poupança e Investimentos, Maria Luís Albuquerque, para captar com produtos financeiros mais bem remunerados as poupanças dos europeus e aumentar a literacia financeira, será discutida na segunda-feira.
Na quarta-feira, o PE vai discutir o futuro Pacto para os Oceanos, onde serão reunidas todas as políticas europeias relacionadas com a temática da economia azul.
O PE irá ainda aprovar em sessão plenária o protocolo que permite a pesqueiros da UE, incluindo navios portugueses, fazer capturas em águas da Guiné-Bissau.
Leia Também: Combate à pobreza? "É uma política absolutamente prioritária"