Octogenário condenado na Lituânia por espionagem para a Rússia

Um homem de 83 anos, com dupla nacionalidade lituana e russa, foi condenado hoje na Lituânia a oito anos e meio de prisão por espionagem para os serviços secretos militares russos (GRU), anunciou um tribunal local.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
10/04/2025 16:46 ‧ há 2 semanas por Lusa

Mundo

Lituânia

O condenado recolhia "constantemente" informações de interesse para os serviços secretos russos, analisava-as, fazia avaliações e transmitia esses dados através de mensagens cifradas, declarou o Tribunal Regional de Siauliai, em comunicado.

 

Segundo a nota informativa da instância judicial lituana, os serviços secretos russos estavam sobretudo interessados em obter informações sobre a defesa do país báltico, bem como sobre a política interna e externa de Vilnius. Questões como o funcionamento das infraestruturas elétricas em tempo de guerra também estavam no foco dos serviços russos.

A "secreta" russa pretendia também informações sobre as reuniões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) na Lituânia, exercícios militares, compra de armas e outras informações, incluindo dados de fontes públicas.

Segundo a emissora pública LRT, o homem condenado é Eduardas Manovas, membro do partido de centro-direita União Patriótica - Democratas Cristãos Lituanos (TS-LKD), que fez parte do governo de coligação governamental entre 2020 e 2024.

Manovas era um participante regular e fotógrafo em eventos do partido em Siauliai, no norte do país.

Segundo o tribunal, o condenado admitiu ter recolhido os dados em questão, mas alegou que os tinha enviado a contactos na Ucrânia que agiam como agentes duplos contra a Rússia e que tinham sido infiltrados pelos serviços secretos russos.

No entanto, fontes dos serviços de segurança lituanos, citadas pela estação LRT, negaram esta possibilidade e afirmaram que o octogenário, que viveu na Rússia durante parte da sua vida, era provavelmente membro de uma sofisticada rede de "ilegais", como são conhecidos os espiões que atuam sem cobertura diplomática.

Leia Também: Encontrados mortos três soldados dos EUA desaparecidos na Lituânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas