Rubio, que permanecerá em Paris até sexta-feira, é acompanhado pelo enviado especial para o Médio Oriente, Steve Witkoff, para "discussões com os seus homólogos europeus com o objetivo de avançar na meta do Presidente [norte-americano, Donald] Trump de pôr fim à guerra entre a Ucrânia e a Rússia e travar o derramamento de sangue", segundo o documento.
As negociações promovidas por Trump com vista a um cessar-fogo geral entre Kiev e Moscovo ainda não produziram resultados.
O ataque russo de domingo contra a cidade de Sumi, no nordeste da Ucrânia, provocou a morte de pelo menos 35 civis, evidenciando a continuação deste conflito mortífero.
Segunda-feira, três dias após um novo encontro com o Presidente russo, Vladimir Putin, o emissário do Presidente norte-americano afirmou, no entanto, que as conversações estavam "muito próximas" de permitir progressos.
O encontro em Paris decorre numa altura em que tiveram lugar, sábado passado, raras discussões entre Teerão e Washington sobre o programa nuclear do Irão, realizadas no sultanato de Omã, estando prevista uma nova ronda para o próximo sábado, também com a mediação do sultanato.
Leia Também: Presidente do parlamento madeirense apela à concertação entre os partidos