União Africana e ONU concordam que"não há solução militar" para o Sudão

O presidente da Comissão da União Africana (UA), Mahmoud Ali Youssouf, e o enviado pessoal do secretário-geral da ONU para o Sudão, Ramtane Lamamra, concordaram hoje que "não há solução militar" para o país.

Notícia

© AMANUEL SILESHI/AFP via Getty Images

Lusa
28/04/2025 18:30 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Sudão

Numa declaração emitida da sede da UA, em Adis Abeba, Etiópia, após uma reunião dos dois responsáveis, a organização disse que Youssouf Lamamra "enfatizou a necessidade urgente de um processo político inclusivo liderado pelo Sudão".

 

Os dois também realçaram, na capital etíope, a necessidade de haver uma "governança civil e uma cooperação mais forte entre a UA, a ONU, e a IGAD (Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento, um bloco económico de oito países da África Oriental) e a Liga Árabe para restaurar a paz duradoura no Sudão".

Em pouco mais de dois anos, a guerra entre o exército sudanês e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF) matou dezenas de milhares de pessoas (pelo menos 150.000, de acordo com estimativas dos EUA).

Os combates também forçaram mais de 12,5 milhões de pessoas a fugir das suas casas, das quais cerca de quatro milhões procuraram refúgio em países vizinhos.

Leia Também: ONU apela à calma no Sudão do Sul onde se registarm novos confrontos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas