Vaticano anuncia hoje data do conclave para eleger novo Papa

O porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi, anunciou esta manhã que a data do conclave para eleger o novo Papa é conhecida hoje quando forem 19h de Roma (18h em Lisboa).

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
08/03/2013 12:29 ‧ 08/03/2013 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Igreja

Os 115 cardeais que têm vindo a realizar reuniões preliminares no Vaticano desde segunda-feira vão votar hoje à tarde a data para o início do conclave que vai eleger o sucessor do Papa Bento XVI, avança a Reuters.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, anunciou em conferência de imprensa que se espera uma decisão sobre essa data, depois da congregação geral da tarde, quando forem 19h (18h em Lisboa).

"Podemos prever, no dia de hoje e na congregação desta tarde, o voto sobre o dia de início do conclave", avançou o porta-voz, depois da sétima congregação geral. Trata-se de uma espécie de pré-conclave que está a decorrer em Roma, desde segunda-feira, com mais de 150 cardeais eleitores (com menos de 80 anos, à data da resignação) e não eleitores.

Lombardi acrescentou que a reunião 'magna' na Capela Sistina ia começar provavelmente nos primeiros dias da próxima semana, "na segunda, terça ou quarta-feira", mas não no domingo.

Desde quinta-feira à noite que o colégio cardinalício, que vai eleger no maior segredo o novo chefe da Igreja Católica, está completo, uma vez que os 115 cardeais eleitores já chegaram a Itália. Os cardeais estão aparentemente divididos entre a vontade de ter mais tempo para reflectir numa reforma profunda da Igreja e escolher bem o novo Papa, com uma parte deles a não quererem prolongar o período de ‘Sé vacante’ (entre a morte/renúncia e eleição de um novo Papa).

Esta fase começou a 28 de Fevereiro, às 19h, com a resignação efectiva de Bento XVI, de 85 anos, anunciada a 11 de Fevereiro.

O Vaticano já indicou esperar a eleição de um novo Papa "até à Páscoa", a 31 de Março, e muitos cardeais manifestaram vontade de regressar aos seus países para o Domingo de Ramos, a 24 de Março.

O sucessor de Bento XVI, que os 115 cardeais vão eleger no próximo Conclave, será o 50.º Papa da Igreja Católica nos últimos 500 anos, desde a eleição de Leão X a 19 de Março de 1513.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas