Depois da polémica em torno dos telemóveis Galaxy Note 7, a comissão norte-americana que atesta a segurança dos produtos está a alertar os consumidores para a possibilidade de algumas máquinas da Samsung vendidas nos Estados Unidos também poderem explodir.
Segundo a CNN, a US Consumer Product Safety Commission já terá recebido vários relatos de explosões de máquinas de lavar da Samsung de carga superior, Top-Loader, (como a máquina mais à esquerda, na imagem).
Não há menção a modelos que apresentem maior risco. O alerta é válido para todas máquinas deste género fabricadas entre março de 2011 e abril de 2016.
Está disponível, contudo, uma página na internet onde é possível averiguar se determinada máquina está ou não afetada por este problema, através do número de série.
A Samsung enfrenta agora um processo em tribunal por parte dos consumidores lesados e em comunicado admite que vibrações “anormais” podem ferir os utilizadores ou danificar bens materiais.
Para evitar correr riscos, recomenda-se o uso de programas de baixas rotações para lavar as cargas de roupa mais pesadas.
Ao Notícias ao Minuto, a Samsung Portugal garante que nenhuma das máquinas afetadas por este problema é, ou já foi, vendida no mercado europeu.
[Notícia atualizada às 14h58 com o comentário da marca]