"Neste momento, 130 delegações [estrangeiras] estão confirmadas para as cerimónias fúnebres do Papa Francisco", indicou hoje a diplomacia do Vaticano.
Entre os dignitários confirmados estão o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o chefe de Estado da Argentina - país natal do pontífice - Javier Milei.
Também o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, estará presente.
De Portugal, participarão as três mais altas figuras do Estado - o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa; o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, e o primeiro-ministro, Luís Montenegro -, bem como o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, e a líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, irão igualmente marcar presença.
Entre os monarcas presentes nas cerimónias fúnebres estão o Rei de Espanha Felipe VI (também chefe de Estado) e a Rainha Letizia.
O funeral de Francisco, que morreu na segunda-feira aos 88 anos, terá lugar no próximo sábado de manhã na Praça de São Pedro, no Vaticano. O pontífice será depois sepultado na basílica romana de Santa Maria Maior, a seu pedido.
Leia Também: Túmulo de Francisco poderá ser visitado a partir da manhã de domingo