Adrián Hinojosa é uma criança espanhola de oito anos que sonha vir um dia a ser toureiro.
Esta semana, a história do rapaz tornou-se conhecida após uma tourada em Valência, em que parte das receitas era precisamente para ajudar no tratamento de crianças que sofrem de cancro. Adrián Hinojosa esteve no evento e a sua doença e sonho foram notícia. Mas o menino foi também alvo de alguns comentários no Facebook que já levaram à abertura de um inquérito.
Uma das mensagens foi de uma utilizadora que, entretanto, já apagou a conta, Aizpea Etxezarraga, que escreveu: “não vou ser politicamente correta. Que morra, que morra já. Um menino doente que quer curar-se para matar herbívoros inocentes e saudáveis que também querem viver. Adrián, vais morrer”, cita a imprensa espanhola.
A polémica já mereceu abertura de inquérito, já que estas mensagens podem ser consideradas mensagens de ódio, tendo, como tal, enquadramento legal para serem punidas.
Adrián Hinojosa e os pais têm contado com apoio legal de uma associação taurina, a Fundación Toro de Lidia, bem como de atenção por parte de diferentes associações a favor das touradas. O próprio secretário de Estado de Segurança espanhol, Francisco Martinez, comentou o caso esta quarta-feira, criticando “em absoluto” os comentários a desejar a morte à criança.