Os serviços secretos da Finlândia receiam que os residentes estrangeiros estejam a comprar várias propriedades nacionais com o intuito de albergar as tropas russas quando Vladimir Putin decidir invadir o país.
A notícia é avançada pelo jornal finlandês Iltalehti que, por sua vez, é citada pelo diário britânico Independent.
Segundo o mesmo artigo, no relatório dos serviços secretos está escrito que “ações que possam estar relacionadas com o ato de ganhar influência numa situação de crise estão constantemente a ser investigadas”.
Nesta senda, os responsáveis pelo documento referem que “este pode ser o caso, com transações de terrenos que não aparentam ter um interesse negocial”.
“O proprietário de um terreno pode construir imóveis dos quais um Estado estrangeiro pode tirar vantagem numa situação de crise, usando-os para fechar estradas e acomodar tropas”, acrescenta o mesmo relatório.
Em outubro, recorde-se, o Governo finlandês disse estar cada vez mais preocupado com uma campanha de desestabilização vinda da Rússia e, no mesmo mês, o Ministério da Defesa mobilizou, duas vezes em 24 horas, aviões para monitorizarem uma possível violação do espaço aéreo finlandês por parte do país vizinho.