Filmes que têm cães como protagonistas são um dos pontos fortes da Disney, a par dos contos de fada.
Certamente já ouviu falar na saga ‘Air Buddies’ que conta as aventuras de cinco cachorros. O filme de que lhe falamos hoje é um spinoff desta saga a que foi dado o nome de ‘Snow Buddies – Aventuras na Neve’.
Porém, este filme, conta a Complex, não ficou conhecido no meio cinematográfico pelas melhores razões devido às condições a que foram sujeitos os cães que participaram na longa-metragem.
Segundo a mesma fonte, a produtora Keystone encomendou 25 golden retriever aos criadores Alex e Suzana Schock de Nova Iorque. Os profissionais mudaram-se para Seattle, em Washington, onde iriam decorrer as gravações do filme e foi quando tudo começou a correr mal.
Quando um elemento da American Humane apareceu no local para atestar as condições em que os animais estavam a ser mantidos, começaram os problemas pois descobriu-se que 15 dos 30 cães adquiridos (25 a Alex e Suzana e 5 a produtores do Canadá) estavam doentes há mais de duas semanas, pois haviam contraído giárdia e coccidia que são doenças intestinais provocadas por parasitas.
Mas isto não foi tudo. O representante da American Humane descobriu ainda que outros cães haviam sido afetados pelo surto de parvovirose (gastroentrite viral) que se havia desenvolvido naquela região e ainda que alguns dos animais usados para gravar o filme tinham apenas seis semanas de idade, quando o mais seguro seria terem no mínimo oito semanas, pois quanto mais novos forem, maior a probabilidade de adoecerem.
Toda esta situação saldou-se na morte de cinco cães que não resistiram às bactérias e vírus a que estiveram expostos. O filme acabou por ser lançado, em 2008, em DVD, mas não chegou às salas de cinema. Ainda assim, refere a Complex, conseguiu arrecadar cerca de 48,6 milhões de euros.