Algo muito peculiar aconteceu, esta tarde, no Parlamento Europeu, durante o discurso do eurodeputado Nigel Farage, um dos principais impulsionadores do Brexit que, por sinal, foi hoje aprovado no parlamento britânico.
Durante o discurso do representante inglês, que usava um pin de apoio a Donald Trump na lapela, um outro eurodeputado, sentado atrás dele, erguia uma folha A4 onde se podia ler ‘He’s lying to you’ (‘Ele está a mentir-lhe’). E se dúvidas houvessem que se estava realmente a referir a Farage, a seta desenhada na sua direção eliminava-as.
Tudo isto decorria ao mesmo tempo que o eurodeputado britânico não só se vangloriava sobre os resultados do seu partido nas últimas eleições europeias como também reiterava o seu apoio à presidência de Donald Trump.
Além disso, Farage criticou as atribuições da comissária europeia (e vice-presidente da comissão Juncker) Federica Mogherini. A tudo isto, somou-se ainda uma ‘picardia’ com o o vice-presidente do Parlamento Europeu David Sassoli.
Sem reagir ou fazer qualquer referência ao outro eurodeputado, foi o próprio Sassoli quem se viu obrigado a interromper Farage e pedir a um contínuo do parlamento europeu que fosse ter com o outro eurodeputado e o fizesse baixar a folha, como mostram as gravações captadas pela BBC.