Questionaram menina sobre escolha de boneca. Resposta serviu de lição
Menina de dois anos deu lição sobre racismo a empregada de caixa de supermercado.
© Facebook/Brandi Benner
Mundo Racismo
A resposta de uma menina de dois anos a uma empregada que a questionou pela boneca negra que a criança decidiu escolher está a ganhar atenção na internet.
Sophia tem dois anos e acaba de conquistar mais uma etapa típica da sua idade: já aprendeu a usar o penico. E como o fez há já um mês os pais combinaram com ela que teria direito a novo brinquedo.
A menina escolheu uma boneca. Isto das bonecas é já uma “obsessão”, brinca a mãe Brandi Benner, que revelou na sua página do Facebook o episódio de que a seguir daremos conta.
Quando chegaram à caixa de supermercado da cadeia norte-americana Target, a empregada perguntou a Sophia se ia a uma festa de anos. Nem a mãe nem a menina perceberam a pergunta. A empregada insistiu, conta a mãe.
“De certeza que é esta a boneca que queres?”, perguntou a empregada. “Sim, por favor”, respondeu a criança.
Não satisfeita, a empregada insistiu: “É que a boneca não se parece nada contigo. Temos muitas outras bonecas que se parecem mais contigo”.
Conta a mãe que já estava a ficar zangada e a preparar-se para responder em nome da filha quando a Sophia respondeu:
“Parece sim. Ela é médica e eu sou médica. E eu sou uma rapariga bonita e ela é uma rapariga bonita”, respondeu a menina, fazendo depois alusão ao “cabelo bonito” da boneca e ao estetoscópio que vinha incluído.
No Facebook, onde partilhou a história, a mãe foi clara no que a levou a partilhar a “experiência” que viveu com a filha: “Isto só confirmou a minha crença de que não nascemos com a crença de que a cor importa. A pele vem em diferentes cores, tal como o cabelo e os olhos e todas as cores são bonitas”, escreveu Brandi.
Na sua página, são mais de 30 mil os comentários a elogiar a menina pela atitude. A história já foi partilhada cerca de 200 mil vezes desde que foi originalmente partilhada no Facebook, na passada sexta-feira.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com