Lula da Silva foi condenado, esta quarta-feira, a uma pena de nove anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, avança a imprensa internacional. A sentença do juiz Sérgio Moro foi anunciada hoje.
Esta é uma decisão histórica no Brasil. É a primeira vez que um antigo Presidente é condenado.
O juiz Sérgio Moro proferiu assim a sentença de Lula da Silva: "Entre os crimes de corrupção e lavagem, há concurso material, pelo qual as penas somadas chegam a nove anos e seis meses de reclusão, que reputo definitivas para o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva".
A condenação agora anunciada diz respeito ao caso Lava Jato e a um suborno que Lula recebeu da construtora OAS. Uma das vantagens desse suborno traduziu-se na compra de um apartamento de luxo em Guarujá, na cidade de São Paulo.
Pode dizer-se que o processo que envolve Lula até foi relativamente rápido. Passaram dez meses entre a acusação formal contra o antigo líder brasileiro e a sentença, agora anunciada.
Os procuradores no processo Lava Jato consideraram Lula como o principal responsável pelo esquema de corrupção estabelecido na petrolífera Petrobras. Lula também foi acusado de ter desviado, em parceria com a OAS, 87 milhões de reais (cerca de 23,4 milhões de euros) dos cofres do estado brasileiro.