Roger Torrent, do partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), é o novo presidente do parlamento da Catalunha.
O separatista, que sucede no cargo a Carme Forcadell, contou com os votos favoráveis dos partidos independentistas, tendo sido eleito, por maioria simples, na segunda volta. Na votação com os 34 votos do Juntos Pela Catalunha, com os 32 da ERC e com os quatro da CUP. Houve nove votos em branco.
De realçar que os deputados que estão presos, Oriol Junqueras, Joaquim Forn e Jordi Sánchez, votaram por procuração.
Em segundo lugar na votação ficou José María Espejo-Saavedra, do Ciudadanos, com 56 votos.
Roger Torrent (@rogertorrent11) és elegit president del #Parlament de la dotzena legislatura pic.twitter.com/pQVNxgzPEg
— Parlament Catalunya (@parlament_cat) January 17, 2018
Depois, foram eleitos os vice-presidentes do parlamento. Espejo-Saavedra foi um deles, tendo ainda Josep Costa, do Juntos pela Catalunha, partido de Carles Puigdemont, sido eleito.
Através do Twitter, a ERC, partido de Torrent, congratulou-se a eleição. "Hoje damos mais um passo para recuperar as nossas instituições. Roger Torrent foi eleito novo presidente do parlamento. Parabéns, presidente!"
Avui fem un pas més per recuperar les nostres institucions. @rogertorrent11 és elegit nou president del #Parlament. Enhorabona president! pic.twitter.com/L5gPDnNqBO
— Esquerra Republicana (@Esquerra_ERC) January 17, 2018
As eleições regionais na Catalunha, recorde-se, realizaram-se no dia 21 de dezembro. Apesar de o Ciudadanos ter sido o partido mais votado, os partidos independentistas conseguiram uma nova maioria no parlamento catalão, o que lhes permitirá governar a região.