Como usar o cinto de segurança durante a gravidez? É obrigatório ou não o uso durante a gestação? Estas são algumas das questões relativamente às quais as mulheres que estão nesta fase têm dúvidas. Ora, a Guarda Nacional Republicana, na sua página oficial de Facebook, esclarece-as.
Em caso de acidente, o sistema de retenção é “particularmente importante na proteção tanto da mãe, como da criança”. Porém, o cinto de segurança “deve ser cuidadosamente colocado”.
De acordo com a força de segurança, “o cinto de três pontos deve ser colocado normalmente, puxando a precinta subabdominal o mais para baixo possível, para que, em caso de travagem, o mesmo pressione na zona das ancas e não na barriga”.
Depois, a “precinta diagonal do cinto deve repousar sobre o ombro e cruzar o tórax, passando pelo meio do peito e por cima da barriga”.
Sublinha ainda a GNR que a “isenção da obrigação do uso do cinto de segurança não é uma opção da grávida, podendo apenas ser autorizada pela autoridade de saúde, através de um atestado médico, por graves razões de saúde”.