A ribeira da Asseca em Rio Maior, Santarém, voltou a ser alvo de descargas poluentes por parte de uma indústria de processamento de tomate.
A informação chegou à redação do Notícias ao Minuto em jeito de denúncia e acompanhada por um vídeo no qual se vê a água da ribeira completamente vermelha.
A denúncia dá conta de que é a Tomatagro, fábrica de processamento de tomate localizada na povoação de São João da Ribeira, a responsável por mais esta descarga poluente.
Contactada pelo Notícias ao Minuto, fonte da empresa disse apenas que “sobre esse tema a administração não está disponível para qualquer declaração”.
Recorde-se que em agosto passado a Inspeção-Geral do Ambiente (IGA) deu conhecimento ao Ministério Público de um crime de poluição ambiental na ribeira da Asseca, precisamente devido às descargas da Tomatagro que degradaram a qualidade da água e mataram peixes, como relatou a IGA.
Nesta senda, a IGA deu à fábrica um prazo de cinco dias para colocar um fim a estas descargas ilegais, caso contrário teria de ser encerrada.
Dois meses depois, foram captadas imagens de novas descargas na ribeira que é um afluente do rio Tejo.