Português de 69 anos morre após "intervir" em ataque com faca em França

O português é a vítima mortal de um ataque terrorista em Mulhouse, França.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
22/02/2025 18:38 ‧ há 7 horas por Notícias ao Minuto

País

França

Um cidadão português de 69 anos é a vítima mortal de um ataque com uma faca, ocorrido durante a tarde deste sábado, em Mulhouse, França.

 

Segundo a Procuradoria Nacional Antiterrorista francesa (Pnat), citada pela imprensa local, "um civil que interveio morreu".

Já o Ministério Público de Mulhouse indicou que se trata de um cidadão português, de 69 anos.

O presidente francês, Emmanuel Macron, já disse não haver dúvida de que o ataque foi um "ato de terrorismo" e "islâmico".

Macron, que visitava a Feira Agrícola de Paris, gravou uma mensagem na qual expressou "a solidariedade da nação para com a família" da vítima mortal e enfatizou "a determinação do Governo" e de si próprio em "continuar com o trabalho que tem sido feito desde há oito anos para erradicar o terrorismo" do território.

O chefe de Estado indicou que o ministro do Interior, Bruno Retailleau, irá deslocar-se ao local e "falará à noite para dar detalhes do processo".

Recorde-se que pelo menos uma pessoa morreu e várias ficaram feridas no ataque. Entre os feridos, estão cinco polícias municipais: dois sofreram ferimentos graves e três leves. 

Segundo o jornal Le Figaro, que cita o Ministério Público, o suspeito, nascido em 1987 na Argélia, já estava sinalizado por risco de "terrorismo". O homem foi detido e foi emitida uma ordem para sair de França.

O ataque ocorreu nas imediações de um mercado em Mulhouse pelas 16h00 (15h00 em Lisboa), à margem de uma manifestação de apoio à República Democrática do Congo, que enfrenta uma ofensiva, no leste, do movimento armado M23, apoiado pelo Ruanda.

[Notícia atualizada às 18h48]

Leia Também: Ataque com faca em França provoca um morto e vários feridos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas