O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, esteve parado, durante cerca de uma hora, devido a uma falha no radar.
Os voos foram desviados por não poderem aterrar no aeroporto, sendo que a avaria afetou também os passageiros que pretendiam sair de Lisboa.
Numa nota enviada à agência Lusa, a NAV - Navegação de Portugal fez saber que existiu uma "falha de radar total desde as 19h40 às 20h08" e que "todo o tráfego que estava dentro da Região de Informação de Voo (RIV) de Lisboa" foi desviado para outros aeroportos.
De acordo com a mesma nota, às 20:46 o sistema foi recuperado, pese embora a previsão fosse a de que o problema apenas fosse resolvido pelas 23h00.
A informação foi confirmada na conta de Twitter da Airlive que destacou a rapidez da resolução do problema.
UPDATE Radar problem is solved in Lisbon - situation is recovering - all the sectors are regulated at standard rates
— AIRLIVE (@airlivenet) October 28, 2018
Fonte da NAV adiantou ainda à Lusa que "o tráfego começou a descolar e a aterrar" a partir das 20:46, sendo agora "natural" que leve umas horas a estabilizar, devido ao fluxo de aviões.
A mesma fonte explicou que os voos que divergiram vão ter que regressar a Lisboa, mas que essa é uma decisão das companhias aéreas sobre a altura em o vão fazer.
Contudo, a NAV admite que "até ao final da noite" esteja tudo estabilizado e, para isso, vai permitir mais voos no espaço aéreo de Lisboa.
A avaria está a "ser alvo de uma avaliação técnica", segundo a NAV.