"Trata-se de um cartão que vai permitir à camada da população mais idosa deslocar-se nos transportes públicos que circulam no concelho de forma gratuita, sem para isso tenham de pagar o respetivo bilhete", explicou para do Céu Quintas.
A autarca adiantou que, face às reformas dos mais idosos, "que são tão baixas", esta iniciativa poderá ajudar "a economizar algum dinheiro", principalmente para aqueles que de deslocam à sede de concelho para ir ao médicos ou tratar de outros assuntos.
O Cartão do Idoso vai permitir rastrear, de forma mais fidedigna, os munícipes com mais de 65 anos suscetíveis de beneficiarem de serviços de saúde e ação social.
"Outras das vantagens que o Cartão do Idoso confere passam por consultas e apoio médico, a comparticipação financeira do município ao transporte diário (dentro do concelho) para o Centro de Saúde, para além de outros benefícios integrados nos serviços de cuidados paliativos domiciliários geridos pela Unidade Local de Saúde do Nordeste", adiantou a autarca de Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança.
Esta iniciativa complementa outras ações que têm vindo a ser desenvolvidas pela atual gestão autárquica na área social, que garante estar atenta às particularidades socioeconómicas do concelho.
"Só assim se garante um melhor bem-estar de um extrato etário que é mais sensível e carente de uma atenção mais vincada sob o ponto de vista da assistência social", vincou
Para se poder usufruir do Cartão do Idoso torna-se necessária a inscrição junto da Divisão de Ação Social do Município de Freixo de Espada à Cinta.