Está a chegar a semana de Natal e preveem-se dias sem chuva e de tempo seco em Portugal continental, o que em parte se deve a um anticiclone, localizado a nordeste dos Açores, que se deslocará para a Europa a partir de dia 24, segundo a previsão do Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA). Estão previstas noites frias devido ao acentuado arrefecimento noturno.
Segundo o IPMA, na semana de 23 a 29 de dezembro "espera-se tempo estável e seco, tal que a anomalia da precipitação total se prevê abaixo do normal para todo o território".
Já "a temperatura média do ar deverá apresentar pequenas variações, apresentando-se ainda acima do normal a para a época do ano no início da semana, com uma ligeira tendência para descida, em especial da mínima, prevendo-se valores próximos do normal para a época do ano".
Segundo o IPMA, a temperatura máxima deverá variar aproximadamente entre os 6 e os 20°C e a mínima entre -1 e os 12°C.
Já o vento "irá predominar do quadrante norte, por vezes de leste, podendo alternar com períodos de vento fraco consoante a posição do anticiclone". Com esta circulação "espera-se formação de geada, neblina ou nevoeiro, em especial no interior Norte e Centro, e acentuado arrefecimento noturno".
O anticiclone deverá manter a sua influência durante a semana e, provavelmente, "até ao final do ano, localizando-se inicialmente a oeste da Península Ibérica e posteriormente deslocando-se para a região das Ilhas Britânicas ou mesmo para a Escandinávia, formando um bloqueio anticiclónico".
Leia Também: Capitania do Funchal emite avisos de mau tempo e vento forte na Madeira