Universidade de Lisboa integra rede que quer cursos transeuropeus

A Universidade de Lisboa assina hoje um acordo com seis instituições congéneres europeias para criar um campus interuniversitário para estudantes e cientistas, "com uma qualidade de alto nível", tendo também como objetivo a criação de cursos transeuropeus.

Notícia

© Lusa

Lusa
11/04/2019 06:22 ‧ 11/04/2019 por Lusa

País

engenharia

 

O protocolo é assinado em Lisboa, no 'campus' da Alameda do Instituto Superior Técnico (IST), com o objetivo de criar uma rede de ensino superior de engenharia na Europa, e vai integrar sete instituições numa aliança denominada UNITE! (University Network for Innovation, Technology and Engineering, na denominação em inglês).

A rede UNITE! Integra, segundo a informação disponibilizada pelo IST, a Aalto University (Finlândia), o KTH Royal Institute of Technology (Suécia), o Grenoble Institute of Technology (França), o Polytechnic University of Turin (Itália), o Polytechnic University of Catalonia (Espanha), a Universidade de Lisboa (Portugal) e a Technische Universität Darmstadt (Alemanha), que, em conjunto, "têm mais de 167.000 alunos inscritos e anualmente formam 36.700 graduados".

"A Aliança denominada UNITE! é coordenada pela TU Darmstadt. As sete universidades que integram este consórcio têm como objetivo utilizar esta aliança para criar um Campus Interuniversitário Europeu para estudantes e cientistas, ao mesmo tempo que integram regiões e empresas, criando assim cursos transeuropeus de formação, cooperação científica na formação e investigação e transferências de conhecimento internacional", refere uma nota de imprensa do IST, que acrescenta que o 'campus' pretende oferecer "oportunidades únicas de formação para estudantes e professores".

A mesma nota refere que "o objetivo é que esta rotina de cooperação esteja a funcionar em pleno até 2025".

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas