Chico Buarque é o vencedor do Prémio Camões 2019 e António Costa recorreu às redes sociais para parabenizar o músico e escritor.
Na sua página oficial de Twitter, o primeiro-ministro junta-se "à alegria de ver Chico Buarque ganhar o Prémio Camões 2019, o maior reconhecimento da literatura em língua portuguesa".
Quer o chefe de Governo que Chico Buarque - "poeta de sambas e canções que sabemos de cor, romancista que reserva à linguagem a sua maior atenção" - "saiba que estamos em festa, pá".
Recorde-se que Chico Buarque fora já distinguido duas vezes com o prémio Jabuti, o mais importante prémio literário no Brasil, pelo romance 'Leite Derramado', em 2010, obra com que também venceu o antigo Prémio Portugal Telecom de Literatura, e por 'Budapeste', em 2006.
Já sobre o Prémio Camões de literatura em língua portuguesa, importa recordar que foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1988, com o objetivo de distinguir um autor "cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento do património literário e cultural da língua comum".
Junto-me à alegria de ver Chico Buarque ganhar o Prémio Camões 2019, o maior reconhecimento da literatura em língua portuguesa. Poeta de sambas e canções que sabemos de cor, romancista que reserva à linguagem a sua maior atenção, saiba que estamos em festa, pá.
— António Costa (@antoniocostapm) May 22, 2019