Fogos de Vila de Rei, Sertã e Mação com quase 9 mil hectares ardidos

Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais aponta para uma área ardida de 8.896 hectares, entre Vila de Rei, Sertã e Mação.

Notícia

© Reprodução EFFIS

Anabela Sousa Dantas
22/07/2019 19:30 ‧ 22/07/2019 por Anabela Sousa Dantas

País

Incêndios

Os incêndios que deflagraram ao início da tarde de sábado queimaram uma área total de 8.896 hectares entre Vila de Rei, Sertã e Mação, de acordo com o atual balanço apresentado na página online do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS), que pode ver na imagem acima.

Recorde-se que em causa estão os vários incêndios que deflagraram, quase em simultâneo, no distrito de Castelo Branco, no sábado. Dois com origem na Sertã e um em Vila de Rei assumiram maiores dimensões, tendo este último alastrado, ainda no sábado, ao concelho de Mação, no distrito de Santarém.

Vasco Estrela, autarca de Mação, em Santarém, já havia indicado, esta manhã, que existiam "5.000 hectares de área ardida no concelho de Mação".

A Proteção Civil indicou, ao início da tarde desta segunda-feira, que o fogo que lavra em Vila de Rei estava dominado em 90%, alertando porém para zonas "muito quentes", tendo sido anunciados reacendimentos durante a tarde, resultado também do tempo quente e ventos fortes.

Sublinhe-se que Espanha disponibilizou, "de imediato", dois aviões pesados anfíbios, que irão ajudar no combate ao incêndio que deflagrou em Vila de Rei, depois de Portugal ter solicitado "assistência bilateral" àquele país.

Às 18h40, segundo a página da Autoridade nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), encontravam-se a combater o incêndio de Vila de Rei e Mação 1.087 operacionais, apoiados por 331 viaturas e 17 meios aéreos.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas