O corpo encontrado nesta segunda-feira em França, no rio Loire, é do lusodescendente Steve Maia Caniço. O jovem de 24 anos estava desaparecido desde a madrugada de 22 de junho.
A informação é avançada pela Associated Press, de acordo com a qual a autópsia realizada esta terça-feira confirmou a identidade do corpo que "estava em estado avançado de decomposição". De acordo com o procurador Pierre Sennès, a "identificação foi problemática" e o facto de uma joia ter sido encontrada com o cadáver terá ajudado neste processo.
Steve Maia Caniço, refira-se, foi visto pela última vez num festival de música em Nantes, que gerou controvérsia já que terminou com uma violenta carga policial.
Perante as circunstâncias, as autoridades judiciais francesas decidiram abrir um inquérito judicial para avaliar a hipótese de homicídio involuntário.
Nas redes sociais vários utilizadores pedem justiça. De facto, o desaparecimento do lusodescendente causou ondas de choque em França devido às imagens e descrições da intervenção policial, que mostravam a utilização de gás lacrimogéneo e balas de borracha contra os jovens.
Há relatos de que 14 jovens terão então caído à água e foram socorridos pelos bombeiros, mas os amigos e a família não voltaram a ter notícias de Steve Maia Carriço.
A intervenção policial está a ser investigada pela Inspeção Geral da Polícia Nacional, havendo ainda um processo para apurar as causas este desaparecimento.
Duas associações francesas abriram um processo contra as autoridades, em nome de mais de 80 pessoas que estavam presentes aquando da carga policial.
Esta queixa coletiva foi apresentada por a ação policial ter "posto em perigo a vida" dos jovens, recorrendo a "violência voluntária", tendo reunido cerca de 140 testemunhos.
Segundo adiantou na ocasião a televisão France 3 da região de Nantes, Steve Maia Carriço não saberia nadar.
De ses os naît le corail,De ses yeux naissent les perles.Rien chez lui de corruptibleDont la mer ne vienne à faireQuelque trésor insolite...-- William Shakespeare, #JusticePourSteve#SteveMaiaCanico#NiOubliNiPardon#Steve pic.twitter.com/qwwfEtojGA
— (@shahrjerdi) July 29, 2019
La France est entrain de vivre des moments sommmbres...Condoléances à la famille et aux proches de #SteveMaiaCanico https://t.co/o9lQDhj1J5
— *Madame Quelqu'un* (@Ayisianna) July 30, 2019