Face ao pré-aviso de greve dos motoristas, cujo início está previsto para o próximo dia 12, o Governo declarou o estado de emergência energética e fixou os serviços mínimos. Com efeito, foi divulgada, esta quarta-feira, a lista das 374 bombas de combustível que integram a rede estratégica de postos de abastecimento (REPA), 54 das quais se destinam ao abastecimento de veículos prioritários ou equiparados, tais como ambulâncias e carros de bombeiros.
Nestes postos de abastecimento de combustível o serviço estará assegurado a 100%, caso a greve dos motoristas de matérias perigosas se efetive como previsto, e que poderá prolongar-se por tempo indeterminado.
Já em relação ao “abastecimento de combustíveis destinados a todos os postos do território nacional, foi definido um conjunto de serviços mínimos tendo como referência 50% dos trabalhadores afetos a este tipo de serviço por cada empresa, nas mesmas condições em que devem assegurar em dias úteis, feriados e dias de descanso”, indicou o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social em conferência de imprensa.
Vieira da Silva anunciou ainda que também com a referência de 50% dos trabalhadores inclui-se o “abastecimento de gasóleo colorido e marcado e o abastecimento de combustíveis destinados a postos privativos ou cooperativos de empresas de transportes rodoviários de mercadorias”.
A percentagem de referência sobe para os 75% de trabalhadores afetos quando se trata de “postos de empresas que tem por objeto a prestação de serviço público de transporte de passageiros rodoviário, ferroviário, fluvial, mas também telecomunicações, água e energia”.
Os serviços mínimos fixados em 75% incluem ainda “medicamentos e todos os bens essenciais destinados a prisões, centros de acolhimento de crianças e jovens, estruturas residenciais para pessoas idosas, instituições de solidariedade e misericórdia; transporte de bens alimentares e primeira alimentação para animais em explorações e animais vivos por razões de segurança e bem-estar animal”.
Por sua vez, Matos Fernandes, que também marcou presença na mesma conferência, frisou, depois de anunciar o estado de emergência energética, que o reforço "acontece em locais como no Algarve", dado o período de férias, e "em locais onde estão a decorrer algumas colheitas" como por exemplo na lezíria do Tejo e em alguns concelhos do interior.
"Em complemento", anunciou, “o Governo estabeleceu um sistema logístico em que conseguimos garantir que, a partir dos sete centros de distribuição de combustível, somos capazes de levar o combustível a estes postos da REPA”.
De salientar, em relação ao racionamento do combustível, que os consumidores só vão poder atestar 15 litros de cada vez, tal como se prevê na lei que regula o ordenamento jurídico: "Nos 320 postos abertos ao público em geral, o volume máximo de gasolina ou gasóleo que pode ser abastecido é de 15 litros”.
Em reação ao anúncio dos serviços de emergência decretados pelo Governo, o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) apontou o dedos aos ministros, referindo ainda que "dia 7 de agosto deveria ser feriado porque o que os senhores ministros acabaram de fazer foi retirar todos os direitos aos portugueses e aos trabalhadores”.
Recorde-se que Pardal Henriques apresentou nesta quarta-feira uma queixa na Polícia Judiciária em que as visadas são cinco grandes empresas de transportes de pesados, acusadas de fraude fiscal.
Se reside em Lisboa, estes são alguns dos postos de abastecimentos que integram a REPA:
Estrada da Luz (Posto BP)
Av. do Santo Condestável
Rua Frederico George - Eixo N/S -(Sentido S/N)
Nova Rotunda Aeroporto de Lisboa - Av. de Berlim
Av. Almirante Gago Coutinho
Av. Marechal Craveiro Lopes - (Sul/Norte)
Av. das Descobertas (Posto BP)
Av Eng. Duarte Pacheco
Praça José Queirós
Mapa da distribuição geográfica da REPA© ENSE
Se necessitar de abastecer no Porto durante a greve, pode fazê-lo nos seguintes postos:
Rua Engenheiro Ferreira Dias, 1104 ‐ 1150
Rua Exterior Circunvalação
Estrada Exterior da Circunvalação
Estrada Exterior Circunvalação
Alameda de Cartes n.º 429/485
Se está de férias e vai rumar ao Sul do país, eis as opções:
Portimão:
EN 125 Rua S.Pedro
Urbanização Alto do Quintão, Av. V6
Albufeira:
Vale Serves Ferreiras
Sítio Bolota
Lagos:
EN 120 km 74
Ameijeira Verde - Pedra Alçada
Lagoa:
EN 125 - Quinta da Bem Posta
Silves:
EN 124 km 17,900
EN 125 km 63,123 – Pêra
Olhão:
EN 125 – Brancanes
Tavira:
EN 397 km 0,5 – Cachopo
EN 125 km 122 - São Pedro
Rua Almirante Candido dos Reis, 245
Vila Real de Santo António:
Largo da Estação
Faro:
EN 125 km 98,400 – Patacão
CEPSA Aeroporto de Faro
Av. Cidade Hayward
Pode encontrar as restantes opções nesta lista onde se preveem os postos exclusivos e não exclusivos. Aqui pode encontrar ainda os postos de combustíveis que estão disponíveis nas regiões autónomas.