O distrito da Guarda é o que apresenta o maior número de concelhos com este alerta (nove): Meda, Figueira Castelo Rodrigo, Pinhel, Trancoso, Fornos de Algodres, Celorico da beira, Pinhel, Guarda e Sabugal.
No sul do país, também em risco máximo estão também os concelhos de Monchique, Tavira, Silves, Alcoutim e Castro Marim, no distrito de Faro, e Gavião e Nisa no distrito de Portalegre.
No distrito de Castelo Branco estão sob este alerta os concelhos do Vila de Rei, Proença-a-Nova, Sabugal e Vila Velha de Rodão, e no distrito de Santarém os concelhos de Abrantes, Sardoal e Mação.
Mais a norte, de acordo com o IPMA, estão também em risco máximo de incêndio os concelhos de Vinhais, Bragança, Vimioso, Mogadouro e Freixo de Espada-à-Cinta (Bragança), Tabuaço, Tarouca, Sernancelhe e Penamacor (Viseu).
O instituto colocou ainda vários concelhos de Faro, Beja, Portalegre, Lisboa, Santarém, Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real em risco muito elevado de incêndio.
Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.
Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até final da manhã, nebulosidade que pode persistir em alguns locais da faixa costeira da região Centro ao longo do dia. Existe ainda a possibilidade de ocorrência de chuvisco a norte do Cabo Carvoeiro até ao final da manhã.
O vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental e nas terras altas, em especial a partir da tarde. As previsões apontam para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral a norte do Cabo Raso e uma pequena descida da temperatura máxima.
As temperaturas máximas previstas para hoje são de 29 graus Celsius em Lisboa e na Guarda, 25 em Viana do Castelo, 32 em Bragança e Faro, 36 em Évora, 35 em Beja e 26 em Faro.