Um incêndio consumiu uma zona de mato e parque florestal na freguesia da Penha de França, em Lisboa, próximo de uma zona habitacional, avança a RTP. Uma informação confirmada ao Notícias ao Minuto pelos Bombeiros Sapadores de Lisboa.
Testemunhas no local afirmam que o fogo começou numa pequena queimada e desceu pela encosta. As chamas lavraram também perto de um quartel do Exército.
O fogo chegou a um abrigo para animais, localizado neste vale, mas as autoridades conseguiram fazer o resgate dos mesmos.
Entretanto, em declarações ao Notícias ao Minuto, fonte dos bombeiros disse o incêndio lavrou no Alto da Eira e que havia "habitações perto do foco de incêndio".
No local, segundo a página da Protecção Civil, pelas 15h00 estavam 127 operacionais no combate às chamas, auxiliados por 38 viaturas, além do meio aéreo.
De acordo com a RTP, o incêndio levou à evacuação de uma creche. Fonte policial disse, no entanto, que a decisão foi tomada pela própria instituição.
Nas redes sociais começam a surgir vídeos do incêndio, nomeadamente na página de Facebook do grupo IRA (Intervenção e Resgate Animal).
"[O incêndio] está completamente extinto, temos pequenos focos dentro de habitações, são fumarolas que estamos a solucionar", disse, pelas 16h00 o comandante Tiago Lopes, em declarações aos jornalistas.
O mesmo responsável adiantou que há a registar quatro feridos ligeiros, três civis e um bombeiro, por inalação de fumos.
[Notícia atualizada às 16h10]