Ao final da tarde de terça-feira um recém-nascido foi encontrado num contentor do lixo, em Lisboa, por um sem-abrigo, um caso que está a ser investigado pela Polícia Judiciária, tendo esta quarta-feira o Ministério Público confirmado a abertura de um inquérito.
O bebé foi encontrado ainda com vestígios do cordão umbilical, "simplesmente" como nasceu, sem qualquer roupa, proteção ou agasalho, relatou a Polícia de Segurança Pública em conferência de imprensa.
Um vídeo a que o Notícias ao Minuto teve acesso (cuja proveniência se desconhece) mostra o momento exato em que o sem-abrigo e outro homem a quem este pediu ajuda retiram a criança do contentor, junto à discoteca Lux, na Avenida Infante D. Henrique, em Santa Apolónia.
Naquela tarde, o recém-nascido foi levado para o Hospital Dona Estefânia em estado crítico. No dia seguinte, quarta-feira, já se encontrava "clinicamente estável", permanecendo nos cuidados intensivos daquela unidade hospitalar "em observação". Um quadro clínico que se mantém esta quinta-feira, disse fonte do Centro Hospitalar de Lisboa Central.
Também esta quarta-feira, o INEM publicou aquela que seria a primeira fotografia do bebé, aquando dos primeiros cuidados que lhe foram prestados pelos socorristas. "Bem-vindo, puto!", lê-se na legenda que acompanha a imagem publicada nas redes sociais.