Um cidadão estrangeiro com um passaporte da Guiné-Bissau falsificado foi detido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) na quinta-feira, em Leiria. A detenção foi levada a cabo no âmbito de uma investigação relacionada com um processo crime de casamento de conveniência.
Detalha o comunicado enviado às redações que o cidadão pretendia casar com uma portuguesa, mas acabou detido quando se identificou perante o SEF com documentos falsos. O suspeito tinha ainda na sua posse dois outros passaportes da Gâmbia, também apreendidos por suspeita de falsificação.
Mas este não foi um caso único. Um jovem de 17 anos apresentou-se nos serviços de atendimento da delegação da Figueira da Foz com passaporte da República da Guiné falsificado e foi detido.
Os dois casos prosseguem agora diligências para apurar a verdadeira identidade e nacionalidade dos arguidos, o primeiro sujeito a medida de coação de apresentações periódicas e o segundo com termo de identidade e residência.
A força de segurança revela ainda um terceiro caso que ocorreu no Aeroporto do Porto. O SEF detetou um estrangeiro de 27 anos quando este se preparava para embarcar com destino a Luton, em Inglaterra. O homem era portador de um passaporte do Reino Unido que aparentava tratar-se de "um documento alheio".
O homem encontrava-se, ainda, em situação de permanência irregular em Portugal, tendo sido detido e presente a Tribunal, juntamente com o documento de viagem fraudulento. O Tribunal da Maia "validou a detenção e determinou que o mesmo fosse conduzido à Unidade Habitacional Santo António (UHSA) no Porto", onde irá aguardar a conclusão do processo de expulsão que lhe vier a ser instaurado pelo SEF.