O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgou, na tarde de domingo, a previsão especial de Natal para Portugal continental e para os arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Começando por Portugal continental, o IPMA indicou que, "até dia 25 de dezembro", o estado do tempo vai ser influenciado por um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, em deslocamento lento para a Europa Central.
"Assim, prevê-se céu geralmente limpo, apresentando temporariamente alguma nebulosidade no nordeste transmontano e na Beira Alta", lê-se na previsão, que acrescenta que "há condições para formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, nos vales dos rios das regiões Norte e Centro, no nordeste transmontano e na Beira Alta".
Em relação ao vento, "será fraco a moderado", predominando de nordeste e soprando temporariamente forte nas terras altas.
Sobre as temperaturas, o IPMA indica que os valores previstos "estão dentro do expectável para a época do ano", com a "temperatura mínima a variar, de um modo geral, entre 0 e 5°C no interior Norte e Centro e entre 5 e 11°C no restante território". Há ainda "condições para formação de geada em especial no interior Norte e Centro".
Já os valores de temperatura máxima deverão variar entre 8 e 12°C no interior Norte e Centro e entre 15 e 18°C no restante território.
Nos Açores, entre os dias 23 e 24, todas as ilhas "estarão sob a influência de um centro de altas pressões" e espera-se céu "com abertas, o vento a soprar de leste/sueste bonançoso a moderado (10/30 km/h) nas ilhas dos Grupos Central e Oriental e sul/sueste moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 50 km/h nas Flores e Corvo".
A partir da madrugada do dia de Natal, "prevê-se a aproximação de uma superfície frontal fria com ondulações que deverá provocar um aumento da nebulosidade e precipitação nas ilhas do Grupo Ocidental", ao passo que os outros grupos manter-se-ão sob influência de uma região de altas pressões.
Sobre as temperaturas, prevê-se que variem entre os 13ºC e 15ºC de mínima e os 17ºC a 19ºC de máxima.
Por seu turno, até dia 25 de dezembro, o estado do tempo no arquipélago da Madeira será também influenciado pelo anticiclone localizado a nordeste dos Açores e por uma "depressão, com expressão nos níveis altos da troposfera, centrada entre os arquipélagos da Madeira e das Canárias".
"Assim, prevêem-se aguaceiros, que poderão ser fortes e acompanhados de trovoada no dia 23, segunda-feira. O vento será moderado a forte de nordeste, com rajadas até 75 km/h, temporariamente com rajadas até 100 km/h nas terras altas, diminuindo de intensidade a partir da tarde do dia 23", indica o IPMA.
Esperam-se temperaturas mínimas entre os 13ºC e 17°C, sendo entre 1ºC e 7°C nas terras altas, e máximas entre os 18ºC e os 23ºC e 9ºC e 11ºC nas terras altas.
Leia Também: Agitação marítima coloca sete distritos a amarelo a partir da meia-noite